SUMÁRIO


Por em 4 de outubro de 2017

Fidelize clientes! Como fazer e os benefícios da fidelização

Você sabe quais são os benefícios da fidelização?

De nada adianta ter processos bem alinhados, uma infraestrutura de destaque e uma equipe bem capacitada, mas não investir em métodos capazes de reter os clientes. Afinal, sem eles, não há por que a empresa existir.

Por isso, é importante pensar em estratégias que vão cativar o público, tornando o seu empreendimento referência no mercado. Lembre-se que o cliente busca por uma experiência de compra completa, que seja realmente diferenciada.

Então, quer conhecer algumas práticas para atrair e encantar o seu público-alvo, além de entender melhor os benefícios da fidelização do cliente? Basta continuar a leitura!

Conheça 7 práticas para fidelizar o cliente

1. Entenda bem o seu público

O primeiro passo para obter sucesso nessa tarefa é conhecer bem o seu cliente. Tenha em mente que o público não é uma massa homogênea. Pelo contrário: cada um tem suas particularidades e desejos.

Nesse sentindo, é importante entender as necessidades de cada pessoa. Somente assim será possível encontrar formas de encantá-la, fazendo com que ela seja fiel à empresa.

2. Forneça um mimo

Quem não gosta de receber um presente inesperado, não é mesmo? O seu cliente ficará extremamente satisfeito ao ganhar um mimo da empresa. Não precisa ser nada com valores exorbitantes. Um presente simbólico já é muito bem visto.

O intuito é mostrar que o estabelecimento se importa com o consumidor, fortalecendo os vínculos. Por isso, pense em alguns agrados para aqueles clientes especiais, principalmente em datas comemorativas, como aniversários.

3. Adapte a comunicação

Outro ponto importante para fidelizar o público é ter uma comunicação efetiva. Vale destacar, aqui, a importância de usar um diálogo que seja compatível com o interlocutor. Afinal, existem clientes que simpatizam com um linguajar mais simples e próximo, enquanto outros preferem uma abordagem formal.

Não há certo ou errado nesses casos. O vital é usar um vocabulário que deixe o cliente mais confortável, fazendo com que ele se identifique com os colaboradores e, claro, com a marca.

Independentemente do contexto, tenha em mente que cordialidade e educação são palavras chaves para abordar um cliente.

4. Honre o combinado

Na ânsia de fechar o negócio, não são raros os casos em que vendedores prometem mil e uma coisas para o cliente. Contudo, eles sabem que não serão capazes de honrar com tudo que foi combinado. Como se pode imaginar, essa ação deixa o público frustrado e aquela compra feita, provavelmente, será a primeira e última

Em contrapartida, os lojistas que mantêm a palavra conseguem fidelizar mais facilmente o cliente. Afinal, ele sabe que pode confiar no gestor. Portanto, instrua a sua equipe a ser sempre sincera com o cliente, oferecendo condições — seja no prazo, seja na entrega — que realmente podem ser mantidas.

5. Invista no pós-venda

Existem empresas que fornecem um atendimento impecável — até que o cliente compre o produto. Após, caso surja algum problema, ele fica praticamente desamparado, uma vez que a empresa não tem um sistemas de pós-venda efetivo, o que é um erro.

Para sair na frente da concorrência e conquistar de vez o consumidor, é fundamental oferecer qualidade em todas as etapas, incluindo no pós-venda.

Para começar, implemente a política do follow-up. Isto é: entre em contato com o cliente e verifique qual a opinião dele em relação aos procedimentos e também do item adquirido. Neste momento, é válido perguntar se ele precisa de alguma assistência ou se tudo ocorreu perfeitamente.

6. Mantenha contato

Vale desde WhatsApp até SMS e e-mail. Busque formas de dialogar com certa frequência com o cliente. Contudo, não caia no erro de procurá-lo apenas para oferecer ofertas da loja. O contato precisa ser mais aprofundado, criando um relacionamento de confiança e respeito mútuo.

Por exemplo, ao receber uma notícia que vai impactar diretamente a profissão dele, compartilhe essa informação. Mande também felicitações nas datas comemorativas, como Natal, Ano Novo e outras. Não há uma regra. Basta usar o bom-senso.

7. Agregue valor à mercadoria

Outra forma de fidelizar o público é agregar valor à mercadoria. Em outras palavras, deixe claro que aquele item é exclusivo e que vai fazer total diferença no cotidiano do cliente.

Nesse aspecto, é preciso ter paciência para apresentar as funcionalidades do objetivo, fornecendo informações relevantes.

Assim, o cliente perceberá que está fazendo um negócio vantajoso e, a partir de então, ele vai associar a sua loja à excelência, fazendo questão de se tornar leal à empresa.

Agora que já sabe como fidelizar os clientes, confira quais são as principais vantagens de apostar nessa ideia.

Entenda os benefícios da fidelização

Promove a marca

A divulgação boca a boca é uma das maneiras mais efetivas de repercutir uma empresa. E a melhor forma para isso é conquistar o cliente, que satisfeito com os produtos e com o atendimento vai indicar o empreendimento para conhecidos e amigos.

É como se os clientes tornassem promotores da marca, dando boas referências do empreendimento no mercado, o que vai ajudá-lo a conseguir novos consumidores. O resultado disso é uma empresa como uma reputação de destaque.

Reduz os custos

Os empreendedores que já estão no mercado há um certo tempo sabem que reter clientes antigos é financeiramente mais vantajoso do que conquistar novos.

Considerado o maior especialista em Marketing, Philip Kotler já afirmou que para alcançar novos clientes há o impressionante gasto de 5 a 7 vezes maior do que para manter os atuais.

Afinal, é preciso fazer uma série de investimentos para trazer um consumidor novo à loja. Com isso, fica claro a importância da fidelização no processo de redução de custos empresariais.

Otimiza os processos

Quando o cliente já conhece a empresa e tem plena confiança nos gestores, ele fica menos relutante para fechar o negócio. Em outras palavras, o processo da venda é mais rápido.

Tal característica torna os processos mais ágeis, fazendo com que o colaborador tenha tempo para realizar outras tarefas.

Além do mais, com o cliente fiel é possível trabalhar melhor os preços. Afinal, ele sabe que o produto é de qualidade e que a empresa dá todo o suporte necessário, proporcionando uma experiência inigualável.

Acredite: esses benefícios da fidelização vão ajudar a sua empresa a obter melhores resultados, destacando-a da concorrência.

Quer se inteirar mais sobre o assunto? Então, leia nosso post com 5 erros comuns na fidelização dos clientes!

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Jesielly Fernandes