SUMÁRIO


Por em 29 de agosto de 2021

Dia do Cliente | Supermercado: como aproveitar a data

No próximo 15 de setembro é Dia do Cliente e sua loja precisa estar preparada para receber uma das datas mais importantes do varejo. O Dia do Cliente no supermercado é muito importante, por isso, trouxemos algumas ideias para você se inspirar.

Nesse dia, ações de relacionamento são vistas com bons olhos pelos consumidores. É por esse motivo que a data é uma oportunidade e tanto para seu negócio ganhar reconhecimento e gerar ainda mais valor para seus clientes. Confira algumas ideias do que fazer!

Mas antes, que clientes você deve agradar no Dia do Cliente?

Você conhece quem são clientes? E você sabe quem são os seus melhores clientes? Aqueles que compram com frequência na sua loja e possuem um ticket médio mais elevado não podem ser deixados de lado.

A melhor forma de conhecer quem compra com você é ter uma plataforma para Gestão de Clientes como a Mercafacil. Se você já tem ficará muito mais fácil segmentar os clientes que merecem um reconhecimento especial nesse dia.

Assim, você pode filtrar os clientes para saber quais são mais fiéis à sua loja, por exemplo:

  • Ver a lista dos clientes ativos que mais geram faturamento para a loja;
  • Fazer uma segmentação com os clientes que compraram nos últimos 3 meses, pois demonstra que eles têm ido com frequência na sua loja;
  • Fazer uma segmentação com os clientes ativos nos últimos 60 dias, que gastaram acima de determinado valor, etc.

Ao fazer isso, você consegue dar reconhecimento e reforçar a fidelidade desses clientes. O tipo de segmentação dependerá muito da ação que você pretende fazer. Vamos a alguma ideias!

Dia do Cliente | Supermercado: ações para fazer na sua loja

Antes de mais nada, você precisa definir que tipo de ação você quer fazer: algo para estreitar relacionamento ou algo para levar os clientes na loja? Ou ainda, porque não fazer os dois? Independente da sua escolha de negócio, o importante é que a data não passe em branco. Veja o que poderia ser feito:

01. Mensagem de Dia do Cliente

Esse tipo de ação é bem básico, o que não significa que não seja eficiente. Uma mensagem de Dia do Cliente é uma ótima forma de mostrar que a empresa se importa com as pessoas que compram. Fácil, não é? Uma simples mensagem enviada via SMS pode significar muito para quem recebe.

– Veja também: 7 dicas para usar SMS no varejo e aumentar suas vendas

02. Feliz Dia do Cliente com café da manhã

Se sua loja tiver estrutura, você pode oferecer uma café da manhã para os melhores clientes. Uma sugestão é ver na plataforma Mercafacil os 200 clientes que mais geram faturamento para sua loja, por exemplo.

Afinal, se eles geram dinheiro, é bom mantê-los, certo?!

Por isso, uma ação de relacionamento como essa será muito importante para aproximar ainda mais sua marca de cada uma dessas pessoas que compram com você.

Seus clientes vão se sentir especiais, principalmente sabendo que foram apenas alguns escolhidos.

03. Brindes de Dia do Cliente

Como já foi falado, buscar um relacionamento mais próximo com os clientes também precisa ser um dos seus objetivos.

Ações que querem tornar o relacionamento entre a loja e o cliente mais próximo também tem os seus benefícios.

No Dia do Cliente, mais do que aumentar as suas vendas, você pode agradecer seus consumidores de alguma forma.

Afinal, eles são muito importantes para que a sua empresa alcance bons resultados e possa se desenvolver cada vez mais.

Para isso, entregar brindes personalizados para os seus clientes pode ser uma excelente ação.

Uma boa opção para colocar essa ação em prática é buscar uma parceria com a indústria. Usar os dados de consumo na sua loja seguramente podem ser um grande trunfo para essa negociação.

Você também pode desenvolver por conta própria algum material para dar aos seus consumidores que forem até a loja no Dia do Cliente.

Junto com esses brindes você também pode colocar uma mensagem de agradecimento a quem compra de você.

04. Promoções de Dia do Cliente

Outra oportunidade, que costuma ser bastante utilizada, é a de realizar promoção no Dia do Cliente. Nesse sentido, você pode pensar em alguns tipos diferentes de ação:

  • Enviar uma mensagem para toda a sua base de clientes ativos com um encarte digital. Assim, para ter direito às promoções, o cliente precisa apresentar esse encarte recebido ou ser parte do clube de descontos e se identificar no caixa.
  • Segmentar a sua base de clientes (melhores clientes, clientes mais frequentes, clientes com maior ticket médio, etc.) e enviar uma mensagem com um encarte promocional diferenciado.
  • Enviar uma mensagem para os clientes com um cupom de desconto para ser utilizado na compra daquele dia.

05. Promoção “Semana do Cliente no Supermercado [insira o nome da sua marca aqui]”

Os clientes são o seu ativo mais importante. Então, nada mais justo do que presenteá-los com uma série de ações.

Outra opção com foco nas vendas para o seu supermercado é criar várias ofertas durante uma semana.

Para colocar essa ação em prática, separamos duas opções para você:

  1. Criar um encarte com promoções especiais em vários setores da sua loja com validade de 7 dias.
  2. Criar vários materiais, um para cada dia da semana que irá se iniciar no Dia do Cliente (15 de setembro). O objetivo dessa tática é o de criar o senso de urgência nos clientes, aumentar a frequência de compra e, claro, as vendas.

Seja qual for a estratégia escolhida, é importante que você leve em conta vários fatores para colocar a ação em prática.

A primeira opção torna mais viável uma distribuição física dos encartes, por exemplo. Já que a impressão de vários encartes diferentes terá um custo mais elevado.

Para adotar o segundo caminho, os encartes digitais parecem ser uma melhor opção.

Para a criação dos materiais, independente da estratégia que você optar, é importante movimentar vários setores da loja.

Usar a curva ABC e, também, as informações de consumo da sua loja, podem dar uma boa direção na escolha dos produtos.

Para complementar a sua ação, ainda vale a pena apostar em outros canais que comunicação.

Usar o sistema de som do seu supermercado e impactar os clientes no momento da compra, é uma delas. Outra opção é a utilização de carros de som para a divulgação das suas ofertas.

Essa combinação pode reforçar a criação de senso de urgência para os clientes, seja ele de até o fim da semana ou até o fim do dia.

06. Sorteio de Dia do Cliente no supermercado

Uma boa alternativa para atrair clientes na loja é aproveitar a data para realizar sorteios. Temos duas ideias para sugerir nesse caso:

  1. Enviar uma mensagem para os clientes e anunciar quais produtos serão sorteados no dia;
  2. Enviar uma mensagem aos clientes convidando-os para ir à loja e fazer sorteios relâmpago durante o dia com os clientes que estiverem na loja.

De todo modo, a intenção é não só agradar aos cliente com brindes e presentes, mas também fazer com eles tenham um motivo maior para ir até a loja naquele dia.

E você, já está preparado para o dia do cliente no supermercado?

Dia 15 de setembro já está aí, mas ainda dá tempo de melhorar o relacionamento com o consumidor. Se quiser fazer sua ação, mas tem dúvidas, fale com seu consultor. E, se você ainda não é cliente, não perca tempo, conheça a plataforma Mercafacil!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]