SUMÁRIO


Por em 30 de setembro de 2022

Dia das Crianças no supermercado: aumente seu faturamento na data

O Dia das Crianças no varejo é uma data de grande apelo, como você certamente já sabe. Por isso, o foco desse post é mostrar como você pode trabalhar com ações no Dia das Crianças no supermercado e aproveitar a data para faturar mais. Confira!

Se prepare para o Dia das Crianças no supermercado

Os preparativos para a data devem começar bem antes, tanto na loja física como nas campanhas variadas que você vai fazer por outros canais.

Além disso, lembre-se de que o Dia das Crianças no supermercado, quando bem planejado, pode movimentar diversos setores do seu negócio, desde o bazar, com a venda de brinquedos, até setores de alimentos, beleza, bebidas, itens infantis, entre outros.

Também, essa é uma data que pede que o seu supermercado “entre no clima”.

Isso significa organizar o layout da loja de forma adequada, fazer uma decoração temática e quem sabe até mesmo uma playlist diferenciada. Ainda, é interessante pensar na estratégia de marketing e comunicação como um todo. Afinal, seus clientes precisam saber com antecedência que sua loja terá ofertas especiais e, se for o caso, que tem um setor dedicado ao público infantil.

Porém, não para por aí. Abaixo, preparamos dicas imperdíveis para você ter sucesso no Dia das Crianças no supermercado. Acompanhe!

Dia das Crianças no supermercado: 4 dicas para o sucesso

1. Previna-se contra a falta de estoque e ruptura de gôndola

Como foram as vendas desse período no ano passado? Ter essa informação é essencial para que você se previna contra a ruptura de gôndola e a falta de estoque.

(Ps: se você tem um software como o da Mercafacil, pode analisar as vendas de outubro dos anos anteriores para saber a média de venda de cada produto. Assim, fica muito mais fácil prever e se preparar para o Dia das Crianças de 2022).

Também é bem válido rever o que você já fez e analisar o que deu certo e o que deu errado. Aprender com o passado é muito útil, ajuda a não cometer os mesmos erros e dá insights valiosos para acertar.

2. O Dia das Crianças no supermercado pede decoração de loja e comunicação personalizada

Para chamar a atenção do consumidor é bom que sua loja entre no clima. Para isso, pense em uma decoração temática ou em algo bem colorido.

Ademais, não se esqueça de levar a ideia também para as peças gráficas do PDV, como banners, etiquetas de preço, tela de descanso, e as peças promocionais, como panfletos e encartes, sejam eles físicos e/ou digitais).

Se sua loja tem site e redes sociais, invista também nesses canais. Você pode, por exemplo, trocar a foto de capa do Facebook, do avatar no Instagram e TikTok, colocando algum enfeite nessas páginas. No site, vale inserir um ou mais banners que remetam à data ou com ofertas em produtos para o Dia das Crianças.

– Leia também: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

3. Programe um Dia das Crianças especial na loja

Pais sempre estão em busca de programas legais para fazer com seus filhos. Ir ao supermercado certamente pode ser um deles. O atrativo será ainda melhor se tiver cama elástica, pipoca e algodão doce.

Outras opções são animadores, mágicos, contadores de histórias e maquiadores infantis. A escolha vai da sua criatividade e do quanto está disposto a investir para criar esse envolvimento com sua marca.

Neste Dia das Crianças no supermercado, aproveite para atrair este público que tem consumo elevado (família) para ter uma experiência diferenciada na sua loja. Muitos aproveitam o pátio do estacionamento ou algum cantinho mais vazio da loja para fazer essas ações diferenciadas.

O valor do investimento em uma ação como essa não é tão alto e o retorno pode ser bem elevado. Se quiser ir além, pense em brindes para distribuir ou sortear na loja. Certamente, o fluxo de clientes tende a aumentar e as vendas também.

Para que a ação dê certo, não se esqueça de comunicar o evento para seus clientes.

Para isso, basta acessar sua base e disparar via SMS, WhatsApp ou email, por exemplo. As redes sociais também são um ótimo recurso, além das notificações push no aplicativo do seu supermercado.

4. Crie pelo menos uma promoção de Dia das Crianças

Como já dissemos, a data é uma ótima oportunidade para as vendas. Por isso, invista em uma boa promoção de Dia das Crianças para atrair clientes. Se você tem um software de Gestão de Clientes, pode descobrir quais foram os produtos mais vendidos no mesmo período do ano passado e basear suas ofertas nesses itens.

Para fazer o disparo das suas campanhas, você pode ser mais assertivo ao segmentar o público.

Uma possibilidade é segmentar por clientes que compraram produtos voltados para crianças, como sabonetes, shampoos, sucos, leite em pó e complementos, etc.

Caso identifique que sua base não possui um público com muitas crianças ou mesmo se você não vender muitos produtos infantis, uma sacada é brincar com o dia. Criar campanhas que ativem a memória dos clientes pode despertar o desejo e fazer com que comprem.

Veja abaixo alguns exemplos de promoções e campanhas que você pode fazer no Dia das Crianças no supermercado:

Promoção: produtos infantis por R$ 1

Que tal selecionar produtos mais voltados às crianças e vendê-los por R$ 1? Com certeza você vai movimentar a loja e as vendas. Veja alguns produtos que poderiam entrar nessa oferta:

  • Refrigerante Caçulinha
  • Suquinho
  • Bolacha
  • Salgados da padaria
  • Chocolate
  • Bolachas
  • Bolinhos

Se gostar da ideia, você pode investir em uma “semana da criança”, em que cada dia terá um encarte com itens diferentes nessa oferta. As crianças – e também os pais- vão adorar!

Promoção de Dia das Crianças no supermercado: brinquedos, roupas e sapatos

Se sua loja oferece esses produtos, comece a anunciar promoções agora mesmo.

Não se esqueça que os pais buscam por esses produtos com antecedência e é importante que saibam que sua loja oferece esses itens. Mostre que a sua marca pode ser uma opção de compra para esses itens.

Além disso, durante o mês de outubro você pode organizar sua loja de modo que esses setores fiquem em evidência. Vale montar ilhas ou expor na ponta de gôndola, por exemplo. O importante é chamar a atenção do consumidor.

– Veja também: 6 dicas para montar a sua ponta de gôndola e aumentar as vendas

Promoção: produtos infantis para adultos

Muitos adultos também gostam de produtos infantis. Assim sendo, uma boa opção é usar a nostalgia para captar o interesse do seu consumidor.

Por exemplo: quem lembra daquele bolinho com gostinho de infância? Ou mesmo daquele café passado com leite que a avó preparava? Ou ainda, aquele chocolate que seus pais sempre compravam?

Aproveite o gancho para estimular as vendas também dos adultos. Crie um encarte especial com um textinho que faça o cliente remeter à época de infância. Envie uma mensagem que gere envolvimento com o cliente.

Para fazer o disparo, você pode filtrar na sua base de dados os clientes acima de 35 anos, por exemplo.

Por fim, como você pode observar, oportunidades não faltam para o Dia das Crianças no supermercado!

O importante é garantir que o seu supermercado esteja sempre preparado para desenvolver campanhas para datas comemorativas ao longo do ano e não deixe nenhuma celebração passar batida. Para te ajudar nessa missão, você pode baixar gratuitamente dois materiais que preparamos com esse objetivo:

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]