SUMÁRIO


Por em 16 de novembro de 2017

Como se comunicar melhor? Confira 6 dicas de atendimento ao cliente!

Sua loja precisa de dicas de atendimento ao cliente?

Toda empresa precisa ter um atendimento impecável com seus clientes. Isso porque o atendimento é uma ferramenta importantíssima para qualquer negócio.

Dessa forma, se o funcionário não sabe se comunicar ou se comunica mal, dando a impressão de que vive mal-humorado, a tendência é que os clientes se afastem definitivamente da empresa.

Assim, cliente precisa sentir-se bem no ambiente, sentir que faz parte dele, que é importante. O bem-estar do cliente garante que, mesmo que não compre nada, ele possa retornar e também recomendar a loja para outras pessoas.

Veja 6 dicas de atendimento ao cliente que você deve usar em sua empresa!

1. Mantenha uma conversa natural

Uma das primeiras coisas que serve para atrair o cliente é uma conversa natural. Nada de conversa forçada ou mecânica. O cliente não deseja comunicar-se com um robô, mas com alguém que passe para ele as informações que necessita e seja agradável. E isso vale tanto para um atendimento presencial quando virtual.

Até os chatbots (que são robôs de atendimento virtual) tendem a se humanizar para garantir um relacionamento menos formal e mais interessante com os clientes.

2. Evite situações de estresse diante do cliente

É normal que as pessoas fiquem desgastadas e estressadas, mas vale lembrar que o cliente não tem nada a ver com os problemas pessoais de quem integra o seu time ou as eventuais rusgas no ambiente de trabalho.

Não se deve demonstrar agressividade diante do cliente, nem falar em tom de voz alto. Os colaboradores não devem discutir com o colega de trabalho, falar mal da empresa ou cometer outras situações desgastantes.

Você está sentindo que sua equipe está estressada? Proporcione momentos de descontração entre os funcionários e algumas pausas durante o trabalho. Aproveite também as datas comemorativas para fazer ações dinâmicas e pautadas em bom humor.

Uma ideia é pedir sugestões para os colaboradores a fim de definir roupas diferentes ou caracterizações para datas e eventos festivos, por exemplo. Eles se sentirão mais respeitados e verão que suas ideias podem ser consideradas.

3. Tente resolver o problema do cliente

Outra das dicas de atendimento ao cliente que o varejista deve priorizar é sempre buscar resolver o problema ou a questão levantada pelo cliente da forma mais sincera e cordial possível.

Evite enganar o cliente e tentar fazê-lo comprar um produto que ele não deseja ou que não satisfaz suas necessidades.

Agir de má-fé ou com descaso vai afastar, gradativamente, os consumidores de sua empresa. E as pessoas que tiveram uma experiência negativa poderão disseminar uma imagem negativa do lugar.

4. Dê sempre razão ao cliente

Para evitar conflitos, dê razão ao cliente e compreenda seus direitos. Procure entender os motivos do cliente, principalmente se houve algum mal-entendido. Uma explicação clara e simples pode eliminar dúvidas e até cativar o cliente.

Não apoie o erro do cliente, mas procure esclarecê-lo sem gerar discussões. Muitas vezes, o cliente erra por falta de conhecimento e um esclarecimento sincero pode resolver tudo.

Na verdade, o cliente pode ter mais dúvidas que certezas e o funcionário deve ser paciente e compreensivo.

5. Use as redes sociais

É importante manter-se ativo nas redes sociais. Atualmente, é fundamental reunir o mundo virtual e o mundo físico.

A empresa que busca crescimento deve manter-se operante nos canais digitais também, respondendo perguntas dos consumidores, divulgando produtos e serviços, anunciando descontos e promoções.

6. Coloque caixinhas de comentários

Outra estratégia é colocar caixinhas de comentários nas lojas físicas para que os consumidores em geral e os clientes possam manifestar suas opiniões sobre o atendimento e outros aspectos da loja.

Esse é um recurso que torna as lojas de varejo mais democráticas, estimulando o consumidor a participar mais ativamente do desenvolvimento dela.

O que achou dessas dicas de atendimento ao cliente? Veja mais sobre o assunto, lendo sobre a importância do marketing de relacionamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Jesielly Fernandes