SUMÁRIO


Por em 27 de novembro de 2019

Dicas para supermercado: como fazer ofertas efetivas em dezembro

Criar ofertas que chamem a atenção dos clientes todos os meses é um dos grandes desafios dos supermercadistas. Para isso, é preciso montar um planejamento estratégico das suas ações para atingir o sucesso desejado.

No último mês do ano você tem ainda mais oportunidades para melhorar seus resultados de vendas. Além disso, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para você se aproximar dos seus clientes.

Saiba quais datas comemorativas você pode aproveitar em dezembro no seu supermercado e como fazer ofertas que vendem!

Como fazer ofertas no seu supermercado durante o mês

01/12 a 07/12 Início de mês 💸🛒

Aproveite para atrair mais clientes no começo do mês, pois é o período em que os clientes costumam receber o salário, vale refeição e vale alimentação.

Certamente esse é um dos melhores momentos do mês para fazer as ofertas mais relevantes e conseguir aumentar as vendas.

Essa também é uma boa oportunidade para ativar toda a sua base de clientes, principalmente aqueles que já estão sem comprar durante um tempo.

Além disso, começar o mês com boas ofertas e comunicações direcionadas pode refletir em um aumento das vendas em outros períodos do mês.

O mês de dezembro tipicamente é bem movimento no varejo e você não pode perder essa oportunidade de impulsionar os seus resultados.

Invista em boas ações nesse período, que certamente sua loja terá bons resultados e vai começar o mês com tudo!

15/12 Campanha segmentada 📊📥

As campanhas segmentadas são sempre importantes, mas a metade do mês é o melhor momento para você aumentar o número dessas ações.

É importante trabalhar as segmentações de acordo com o status que o cliente está, ativo ou inativo, pois você terá que se comunicar de maneira diferente com eles.

Para os ativos pode ser uma ótima ideia trabalhar com hábitos de consumo (veja aqui como fazer campanha segmentada) e também vendas casadas para elevar o ticket médio da sua loja. Já para os inativos o foco pode ser em oportunidades imperdíveis de produtos com alta saída no seu supermercado.

Lembre-se que quanto mais específica sua segmentação, maiores são as suas chances de sucesso.

Além de trazer resultados melhores para a sua empresa as ações segmentadas também podem influenciar no seu relacionamento com os clientes.

Oferecer produtos que eles já têm o hábito de comprar certamente pode aproximar a relação entre vocês. Ainda mais importante do que isso, é manter esse contato recorrente para fidelizar esse consumidor.

20/12 Resgate de inativos  🔙

O mês está próximo do fim e seu cliente ainda não fez nenhuma compra? Fique tranquilo, você ainda tem chance de recuperá-lo.

Vale lembrar que você precisa estar atento a essa situação, pois quanto mais tempo o cliente ficar sem comprar mais difícil será fazer com que ele volte.

Nessa hora, a análise de dados pode ser a sua maior aliada para uma campanha de sucesso.

Busque observar os hábitos de compra desses clientes, quais os produtos mais consumidos, as categorias de interesse, entre outros fatores relacionados às suas compras anteriores. Depois de um bom planejamento, certamente você poderá fazer uma ação de sucesso.

Além disso, é importante que você atraia clientes para a loja perto do fim do ano, já que esse é um período que o gasto tende a ser maior. Então, criar ações bem direcionadas e com os produtos certos seguramente podem te ajudar a alavancar as vendas.

Como fazer ofertas nas datas comemorativas de dezembro

As ofertas já fazem parte da realidade dos supermercados e muitos pensam que elas servem apenas para atrair mais clientes. Na prática, o supermercadista também precisa trabalhar a retenção e a fidelização e as ofertas são ótimas para isso também.

Uma boa estratégia de promoções pode contribuir para diversas questões na sua loja, mas principalmente para aumentar o faturamento.

Confira algumas datas no mês de dezembro que você pode utilizar para atrair novos clientes, reter e fidelizar.

04/12 Dia da propaganda  📣

O significado da palavra propaganda é propagar ideias. No seu caso, propagar seus produtos e mostrar para os clientes que a sua loja é a melhor opção para eles.

Certamente você já está acostumado em fazer propagandas da sua loja em vários canais de comunicação. Nessa data você pode aproveitar para relembrar algumas que deram certo e trouxeram bons resultados para a sua loja.

Por esse motivo é importante ter um controle sobre a mensuração dos resultados das suas campanhas. Se você já possui uma plataforma de Gestão do Comportamento de Clientes basta acessar o seu histórico de campanhas.

Além disso, você pode utilizar esse dia para testar um novo canal de comunicação e a aceitação de quem compra na sua loja.

Uma boa ideia para o dia da propaganda pode ser aproximar a sua relação com seus fornecedores. Você pode aproveitar a data e disponibilizar espaços na sua loja para que eles façam a divulgação de produtos.

Se quiser engajar seus consumidores e aumentar a abrangência da marca, pode também criar uma ação especial nas redes sociais. 

Por exemplo: o cliente que postar um vídeo com a melhor propaganda do supermercado ganha um vale-compras ou uma cesta com produtos selecionados. Que tal?

08/12 Dia da família 👨‍👩‍👧

Essa data comemorativa pode ser uma ótima chance de você criar ações de relacionamento com os seus clientes. Certamente você já sabe que clientes fiéis tendem a gastar mais na sua loja e que os custos para atraí-los são menores.

Você pode aproveitar para se colocar como parte da família do cliente, que tem tudo que ele precisa e quer sempre o seu melhor. Essa é uma boa ideia para você adotar o tom das suas campanhas.

Enviar uma mensagem para os clientes falando que sua loja quer o melhor para a família deles, pode aproximar essa relação entre consumidor e supermercado.

Se quiser ir além, você pode utilizar o software Mercafacil para baixar uma lista dos seus melhores clientes e convidar eles e seus familiares para uma ação de loja: um café da tarde especial, uma palestra motivacional, um dia divertido no estacionamento da loja com brincadeiras em família e premiação para os vencedores, etc.

Outra boa opção para a criação de ofertas nessa data comemorativa é criar uma campanha temática.Um exemplo para esse tema poderiar ser:

“Aqui no Supermercado X temos ofertas para toda a família”

Você pode criar uma série de ofertas desde produtos infantis até produtos de bazar e bebidas alcoólicas, por exemplo.

Lembre-se que é importante direcionar essas ofertas para que o seu investimento não seja feito em vão.

22/12 Início do verão 🌞

A estação mais quente do ano finalmente chegou para a alegria de muitos. No verão as pessoas costumam optar por uma alimentação mais saudável e por bebidas frias.

É justamente nisso que você pode focar as suas ações no início de verão. Produtos do setor de FLV, bebidas naturais, polpas congeladas, bebidas frias e alimentos saudáveis podem ser os principais itens das suas ofertas.

Produtos como protetores solares e cremes também tendem a aumentar as vendas nessa época do ano. Pode ser uma boa ideia criar promoções com esses e outros itens relacionados. Ou ainda, pensar em kits que possam ajudar a elevar o ticket médio.

Você pode conferir em seu software de gestão de clientes os produtos mais consumidos no verão do ano passado e criar um encarte de ofertas desses produtos.

Que tal aproveitar a o verão para se aproximar dos seus clientes? Aproveite os dias ensolarados para fazer eventos na sua loja. Promover aulões de exercícios ou um curso de culinária de verão podem ser boas opções.

Outra questão que pode ter um impacto positivo nas vendas é se a sua loja estiver localizada em uma região litorânea. 

Por conta dessa sazonalidade suas vendas naturalmente tendem a aumentar, certo? Porém, você não pode apenas esperar que os clientes venham até você.

Para o público local é importante manter uma comunicação recorrente e bem segmentada durante esse período.

Já para atrair quem está apenas aproveitando o verão suas ações de comunicação precisam ser um pouco diferentes. Investir em ações no ponto de venda por exemplo, podem ser boas opções.

As ações de relacionamento como comentamos acima também pode ser uma outra forma de atrair esses potenciais clientes.

21/12 Dia do atleta 🚴

Uma pesquisa do IBGE identificou que mais de 50% dos brasileiros pratica um esporte ou alguma atividade física. Esses dados mostram que você tem várias oportunidades para esse público.

Geralmente quem pratica esportes se preocupa com a alimentação, seja ele profissional ou amador. Apostar em itens saudáveis, bebidas isotônicas e frutas pode ser um bom caminho para a sua loja.

Você pode utilizar as redes sociais da sua loja para estimular os seus clientes a praticarem esportes. O Ministério do Esporte tem uma página com alguns benefícios da prática de esportes. Seguir essa linha pode ser uma boa ideia.

Aproveite que o dia do atleta cai no mesmo dia do início do verão e tente fazer um evento na sua loja. Você pode entrar em contato com alguma academia perto da sua loja e fazer uma programação com várias atividades durante o dia.

25/12 Natal 🎄

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo a expectativa é de crescimento nas vendas nesta data. A estimativa é que a alta ultrapasse os 4% no Natal de 2019. Você vai ficar de fora?

O Natal é a data mais importante para o varejo e sua loja precisa criar um ótimo planejamento para ela. Ao fazer isso, você aumenta muito as chances de melhorar suas vendas e faturamento.

Essa data comemorativa pode movimentar todos os setores da sua loja. Então vale a pena criar encartes bem completos e com ofertas relevantes.

Não deixe de utilizar essa data para aproximar o relacionamento com os seus clientes. O Natal é uma data que remete muito à união e à família, por isso vale a pena você tentar passar essa mensagem para o seus clientes criando uma campanha de SMS para a toda a base, por exemplo.

Produtos do setor de bazar também podem trazer boas oportunidades para a sua loja por conta dos presentes de Natal. Boas ofertas nesse setor podem gerar boa movimentação na loja.

Vale a pena enviar uma mensagem desejando um Feliz Natal para toda a sua base de clientes. O envio de SMS pode ser um contato mais direto com os clientes e garante a entrega. Apostar nas redes sociais também é ótimo.

Para manter o relacionamento mais próximo com seus clientes você pode divulgar receitas para a ceia nas suas redes sociais. Ou até mesmo promover na sua loja um curso de culinária com receitas para a ceia de Natal. 

Também é uma boa ideia atualizar sua foto de perfil e de capa com temas natalinos, assim seus clientes já se preparam para o clima de Natal e passam a esperar por suas promoções.

31/12 Réveillon 🎆

O ano está próximo do fim, mas você ainda tem chances para melhorar os seus resultados neste ano.

Uma boa ideia é fazer uma ação de retrospectiva de ofertas. Você pode utilizar sua plataforma de gestão de clientes e acessar a página de produtos mais consumidos no período de 2018.

Você pode fazer ações para os seus clientes inativos ou perdidos. Uma ideia é fazer a campanha com o tema de que é a última chance para eles aproveitarem ótimas ofertas. Para uma campanha de sucesso, planeje bem as segmentações! Para isso, observar os hábitos de consumo dos clientes é fundamental.

Trabalhar as vendas casadas pode ser uma ótima chance para terminar o ano aumentando o ticket médio da sua loja. Você pode selecionar produtos relacionados aos mais consumidos e criar uma lista de clientes que compram os produtos para disparar sua campanha.

Seu relacionamento com os consumidores da loja no fim de ano também merece atenção especial. Não deixe de desejar boas festas, agradecer aos seus clientes por comprarem com você durante o ano e dizer que no próximo ano ofertas ainda melhores esperam por ele.

Neste período você tem várias oportunidades para aumentar as suas vendas. Com destaque para o fim do mês,  que tem duas datas muito importantes para o varejo como um todo.

Capriche nas ofertas e boas vendas! Se quiser uma ajudinha, confira nosso material para fazer encartes mais vendedores. Lembre-se de assinar nossa newsletter para receber as dicas das próximas oportunidades para seu supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler