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Dicas para supermercado: campanhas sazonais para o mês de janeiro

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Para começar o ano com boas vendas, uma ótima ideia pode ser fazer campanhas sazonais no seu supermercado. Para isso, desde o início é preciso estar atento às oportunidades do mês.

É muito importante que você já tenha contato com o seu cliente e consiga trabalhar ações para mantê-lo durante todo o ano. Uma boa ideia para isso é criar ações de relacionamento com os clientes, além das tradicionais ofertas. Certamente esse tipo de ação pode melhorar os seus resultados.

Descubra como você pode começar o ano a todo vapor com as oportunidades do mês de janeiro!

Campanhas sazonais para vender mais em janeiro

Ao montar o seu planejamento de vendas para o mês de janeiro é importante tomar alguns cuidados. Por ser um mês pós feriados e também onde muitos clientes podem viajar você precisa se atentar a isso.

Por exemplo, se a sua loja fica em regiões litorâneas, as chances de ter um bom movimento é grande. Então você precisa estar preparado, com os estoques em dia e boas ações.

Já as lojas que não ficam são nessas regiões tendem a ter um movimento menor e você também precisa ter um planejamento diferente.

04/01 Super Saldão / Balanço 

Começar o ano com boas ofertas é uma ótima ideia para atrair vários clientes para sua loja. Que tal aproveitar os produtos que ainda restaram no estoque após o fim do ano para fazer um super saldão?

Uma boa ideia nessa época é apostar nas vendas casadas. Você pode unir produtos de alta saída com outros de menor e estimular o aumento de ticket médio na sua loja.

Você também pode usar seu software de Gestão de Clientes e identificar os setores que seus clientes mais consomem. Depois disso, basta criar ofertas nesses setores para atraí-los para a loja.

14/01 Campanha segmentada 

Trabalhar com campanhas segmentadas  certamente é uma ótima forma de vender mais e também aproximar o relacionamento com os clientes. Não se esqueça de montar o seu calendário de ações para o ano e sempre adaptá-lo caso surjam novas oportunidades.

Nesse início de ano pode ser uma boa ideia aproveitar o verão. Campanhas de bebidas frias e produtos de açougue podem ser os principais itens das suas ações.

Você pode aliar a sua campanha segmentada também com o dia do adulto que é uma data comemorativa que iremos comentar a seguir.

20/01 Resgate de Inativos 

Em todos os meses é muito importante trabalhar a retenção de clientes na sua loja. Para aqueles que você não conseguiu manter ativos durante o mês vale uma atenção redobrada.

Geralmente, a melhor forma de resgatar clientes inativos é com ofertas de acordo com seus hábitos de consumo. Capriche na hora de criar segmentações e lembre-se que quanto mais específicas melhores podem ser os resultados.

Se você já costuma fazer esse tipo de ação é uma boa ideia fazer a avaliação de desempenho das ações anteriores e extrair informações para melhorá-las neste mês.

Calendário sazonal do mês de janeiro para supermercados

08/01 Dia do fotógrafo 

Que tal promover um concurso para os seus clientes? Você pode criar um concurso inspirado no dia da fotografia e movimentar a sua loja.

Para participar você pode pedir para que os clientes postem uma foto na loja em suas redes sociais com uma hashtag da campanha e marquem o perfil da sua loja. Além disso, que curtam a página e compartilhem o post do concurso. Como prêmio você pode dar um vale compras da sua loja para a foto mais criativa, por exemplo.

Essa ação pode movimentar sua loja e contribuir para aproximar o seu relacionamento com os clientes.

11/01 Dia Internacional do obrigado 

Essa data comemorativa é ideal para você aproximar o seu relacionamento com os clientes. Afinal, são eles que mantêm a sua empresa “viva” e seu trabalho é todo feito para eles.

Uma ação simples mas que pode humanizar a sua loja, é enviar uma SMS para toda a sua base de clientes agradecendo por comprarem no seu supermercado. Além disso, você pode enfatizar que trabalha para entregar a melhor experiência de compra para ele. Veja um exemplo de campanha SMS:

exemplo-campanhas-sazonais

Você pode optar por outros meio para passar essa mensagem para os seus clientes. As redes sociais podem ser uma ótima escolha para esse tipo de ação.

Se você desejar fazer uma ação de vendas nessa data também há outras possibilidades. Uma delas é criar uma campanha do “dia internacional do obrigado”.

Uma boa ideia é usar os dados da sua loja para identificar os produtos mais consumidos pelos seus clientes. Após isso, você pode criar um encarte de ofertas com esses produtos e enviá-lo para seus consumidores.

15/01 Dia dos adultos 

No dia dos adultos a sua loja pode apostar em uma campanha com o objetivo de facilitar as compras dos clientes.

Como o público adulto tende a ser o principal você pode optar por uma campanha com os produtos de curva A da sua loja. Uma opção é aproveitar a ideia de preços que é comumente usada pelos supermercados, mas com algumas mudanças.

Uma ideia é criar um encarte com os itens selecionados e enviá-lo para os clientes ou publicá-lo em suas redes sociais com a mensagem:

A vida adulta é agitada e você tem pouco tempo para procurar o melhor preço, mas pode confiar que isso você encontra sempre aqui: [link]

Como falamos no início do post, você também pode aproveitar para criar uma campanha segmentada. O tema da sua campanha pode ser algo como “hora de relaxar na vida adulta”.

Uma boa ideia é criar um encarte com produtos para churrasco e bebidas, para “quebrar a rotina”. Se preferir focar nas bebidas, uma boa opção é apostar em bebidas quentes e os vinhos para movimentar sua loja.

É importante lembrar que se você optar por segmentar o público de acordo com seu perfil de compra as chances de sucesso da campanha certamente serão maiores.

24/01 Dia nacional dos aposentados 

Segundo o estudo “Consumer Generations”, da Tetra Pak, o poder de compra de pessoas acima dos 60 anos deve ultrapassar os R$30 trilhões até 2020. No Brasil, a média de idade dos aposentados é de 58 anos, bem próximo desta idade com alto poder aquisitivo.

Os aposentados são um público que costumam ir ao supermercado com frequência. Ao pensar nisso, vale a pena criar ações especiais para eles.

Uma das suas opções é criar uma segmentação dessa faixa etária em torno dos 60 anos e fazer uma campanha. Identificar os produtos mais consumidos por esse grupo pode te dar uma oportunidade para o aumento das vendas. Além disso, pode ser uma boa oportunidade para se aproximar desse público.

Você pode criar um encarte com ofertas exclusivas para esses clientes e enviar um SMS como esse:

Hoje no dia do aposentado, ofertas misteriosas so para voce que e cliente do clube de descontos do Supermercado XXX

Se no cadastro dos seus clientes houver informações de profissão, sua campanha segmentada pode ser ainda mais efetiva.

26/01 Dia da Gula 

Certamente essa data pode ser ótima para você movimentar a sua loja próximo ao fim do mês.

Que tal aproveitar que o dia cai em um domingo e promover um café da manhã na sua loja? Com essa ação você pode tornar o seu relacionamento com os clientes mais próximo, além de movimentar o supermercado. Para divulgar o evento vale utilizar as redes sociais ou enviar um SMS para sua base de clientes.

Em conjunto com essa ação você pode criar ofertas no setor de padaria, por exemplo, o que pode contribuir para o aumento das suas vendas.

30/01 Dia da saudade 

No dia da saudade você pode aproveitar para criar uma campanha de resgate de inativos e de clientes perdidos.

Uma boa ideia para os clientes que já estão há pelo menos 30 dias sem comprar na sua loja é enviar ofertas personalizadas. Você pode aproveitar o gancho da data e enviar uma SMS para ele com a mensagem:

Hoje é dia da saudade e nós do Supermercado XXX estamos sentindo sua falta. Confira as ofertas especiais que separamos para você [link]

Nessas ofertas você pode apostar em produtos da curva A ou até mesmo criar segmentações dos itens mais consumidos pelo grupo dessa segmentação.

Como resultado de uma ação como essa você pode ter um aumento nas vendas e aproximação no relacionamento com os clientes. Principalmente por mostrar que a sua empresa se importa com os clientes e que faz questão da sua presença na loja. 

Agora que você já sabe como começar bem o ano na sua loja, precisa continuar aproveitando as oportunidades de campanhas sazonais. Para isso, assine a nossa newsletter e fique ligado nas oportunidades de cada mês.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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