SUMÁRIO


Por em 8 de fevereiro de 2021

9 estratégias infalíveis para impulsionar a fidelização de clientes

Como estão as suas estratégias de fidelização de clientes? Afinal, já faz parte do discurso de muito gestor a fala de que conquistar um comprador é muito mais dispendioso do que criar estratégias para mantê-lo.

Porém, por mais que essa informação seja verdadeira e de conhecimento de muitos profissionais e empreendedores, é importante transformá-la, também, em ação. Assim sendo, o que realmente tem sido feito nesse sentido?

Quais estratégias estão sendo desenvolvidas para promover a fidelização de clientes?

Certamente, a empresa que investe numa boa relação com seus clientes possui boa imagem comercial, se destaca no mercado e tem seus lucros aumentados.

Por isso, mais do que clientes satisfeitos, toda empresa deve trabalhar fortemente para fidelizá-los. Isso porque são as estratégias de fidelização que incentivarão os clientes a retornarem a comprar na sua loja. Ademais, quando eles fizerem isso, irão movimentar o caixa, recomentar o seu produto e, consequentemente, irão auxiliar na atração de novos clientes.

Lembre-se de que clientes fiéis representam um dos maiores patrimônios de uma empresa. Além de compradores cativos, eles são defensores e difusores da marca.

Por isso, investir na fidelização de clientes uma atividade bastante rentável para uma empresa. Entenda mais!

– Você também pode se interessar por: Como fidelizar clientes na Era Digital?

Qual é a necessidade de encantar consumidores?

Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes, deixá-los satisfeitos não basta. É necessário ir além.

Um bom produto atrai interesse e insere a empresa na competição do mercado. Mas, diariamente, as pessoas são bombardeadas pelas ofertas imperdíveis da concorrência.

Se a sua empresa cativou um determinado cliente, dificilmente ele abrirá mão dessa boa relação para comprar em uma empresa que não conhece. Mesmo que, por vezes, o preço que o consumidor pague na sua loja seja um pouco maior.

Eis a importância de se cercar de práticas para fidelização de clientes.

Por isso, esse trabalho precisa ser gerenciado e monitorado com eficiência e paciência, já que seus resultados geralmente vêm em médio e longo prazo.

Isso acontece porque, assim como nas relações interpessoais, o relacionamento com o cliente precisa ser “regado” para amadurecer com o tempo e, finalmente, brotar uma relação de confiança.

Segundo analistas, manter uma relação fiel com um cliente pode de ser cinco a sete vezes mais barato do que captar os novos.

Eles também apontam que clientes fiéis podem corresponder a até 65% do total de vendas de uma empresa.

Por isso, para te ajudar na missão de acertar em cheio na fidelização de clientes, listamos 9 estratégias infalíveis que te podem auxiliar a melhorar os seus resultados nessa ação. Vamos lá?

9 dicas para fazer uma boa fidelização de clientes

1. Conheça bem o seu cliente

Pois bem, o primeiro passo para fazer a fidelização de clientes é efetivamente conhecer os seus clientes. Afinal, você não começa a confiar numa pessoa se não a conhece bem, certo?

Por isso, é essencial saber as características e gostos pessoais de os seus consumidores. Com isso, sua empresa será capaz de fazer ofertas realmente irrecusáveis.

Tenha um cadastro atualizado dos seus clientes. Registre dados pessoais dos compradores, histórico de compras e formas de pagamento. Ademais, tenha em sua base também o nome completo, CPF, endereço, idade e outras informações pessoais de cada um dos seus clientes.

É a partir dessas informações que você poderá adequar suas campanhas de marketing, ações promocionais e, até mesmo, o seu discurso para superar as expectativas o cliente e surpreendê-lo.

– Veja também: Cadastro dos clientes: por que fazer e como fazer de forma correta?

2. Desenvolva programas para a fidelização de clientes

Programas para a fidelização de clientes, como um clube de descontos exclusivo, programa de pontos ou cashback, são sempre um atrativo poderoso na hora de fazê-los optar por um ou outro empreendimento.

Isso acontece porque esses programas, cada um com as suas particularidades, incentivam o consumidor a voltar a fazer compras na sua loja.

Enquanto o clube de descontos oferece desconto no ato da compra, garantindo que a conta do consumidor fique mais barata – e ele sinta-se mais feliz e satisfeito por pagar menos naquele momento, – o programa de pontos e o cashback promovem um desconto em uma compra futura, estimulando o consumidor a voltar a comprar na sua loja.

Todos esses programas de fidelização de clientes podem ser eficientes para o seu negócio. Ademais, é possível oferecer eles de maneira combinada, por exemplo: clientes que se cadastram no seu clube de descontos adquirem certos produtos por um preço mais barato. Ainda, esses mesmos produtos dão um valor de cashback (ou pontos) que podem ser utilizados para as próximas compras.

– Leia também: O que é cashback, como funciona e quais são seus benefícios?

3. Presenteie os clientes

Brindes e prêmios oferecidos em uma campanha de aniversário, no alcance de um determinado valor de compra ou na comemoração de uma data especial, são alguns exemplos de ações que podem ser realizadas para promover a fidelização do cliente.

Ao optar por algo nesse sentido, apenas tome cuidado para que os itens e serviços oferecidos gratuitamente não causem prejuízos à organização.

Também, limite a participação nessas ações somente para os consumidores que sejam cadastrados no seu clube de descontos.

Afinal, você irá sim, presenteá-los. Entretanto, em troca, receberá os dados cadastrais dessas pessoas.

E, conforme citamos anteriormente, esses dados não só podem, como devem ser utilizados como base para você desenvolver campanhas futuras cada vez mais eficientes.

4. Ofereça benefícios / descontos pontuais

Em um cenário em que produtos e marcas estão cada vez mais parecidos, vence a competição do mercado a empresa que procura se diferenciar em algum aspecto.

Você precisa oferecer mais e melhor do que a concorrência. Por isso, crie vantagens para quem compra sempre.

Quando um cliente sabe que ao ir a uma determinada loja ele sempre encontrará uma oferta que garantirá uma boa aquisição, a presença dele no local é constante, tendo ou não a intenção de compra.

Por isso, as empresas devem investir em promoções, descontos progressivos e em compras casadas, como “Adquira um creme dental e ganhe uma escova de dente”, por exemplo.

Ao desenvolver ações que realmente tragam benefício ao consumidor, com certeza ele estará sempre com sua marca na memória e, consequentemente, na sacola de compras!

– Veja: Quais são e como decidir o modelo de oferta ideal para cada ação?

5. Fique atento aos dados

Informações obtidas por meio de análises de dados provenientes de inteligência de mercado oferecem ótimas oportunidades para compreender o perfil do consumidor e o comportamento de compra dele.

A observação rotineira de relatórios funcionais permite ainda o desenvolvimento de campanhas de marketing mais eficientes, que realmente correspondam aos desejos e necessidades daquele que já consumiu os produtos e serviços da empresa.

Antes de criar novas estratégias para promover a fidelização do cliente, entenda o cenário no qual ele está inserido e conheça a fundo as características dele.

6. Comunique-se com eficiência

Vocês já têm um relacionamento. Agora, precisam se comunicar.

Assim sendo, certifique-se de que seus clientes têm facilidade para falar com sua empresa. Saiba que esse cuidado é fundamental para ter sucesso na sua estratégia de fidelização de clientes.

Afinal, nada mais frustrante para o consumidor do que simplesmente não conseguir entrar em contato com uma empresa.

Por isso, todo e qualquer canal de comunicação que foi aberto precisa estar ativo e ser movimentado. Um site, por exemplo, precisa de atualizações. As redes sociais também.

Além desses canais, a utilização de chatbots (assistentes virtuais), assim como o WhatsApp e a central de ligações deve estar sempre pronta para receber contato dos clientes.

Ainda lembre-se da importância de garantir que pessoalmente, no seu PDV, a sua equipe esteja preparada para comunicar-se com os consumidores de maneira adequada. Você pode, ainda, acrescentar uma “caixa de sugestões” na sua loja, permitindo que os consumidores possam deixar ali suas opiniões, críticas, comentários variados e elogios.

7. Use de forma inteligente as suas redes sociais

Se ainda não estiver presente nas redes sociais, já passou da hora de mudar essa questão. As redes sociais são importantes aliadas das empresas e, muito provavelmente, os seus clientes estão presentes nesses canais.

No entanto, ao criar a conta da sua empresa em uma rede social, é importante dedicar atenção especial a ela. Ela deve ser atualizada constantemente com conteúdos relevantes e esteticamente bonitos. Também, busque aproveitar ao máximo o potencial de cada rede, explorando os diversos formatos de postagens, como vídeos, enquetes, carrossel de fotos, textos, entre outros.

Entenda que as redes sociais funcionam como uma extensão da sua loja física. Os seus seguidores buscam ter a mesma experiência com a sua marca ao interagirem com ela tanto nas redes quanto no PDV.

Por isso, se não consegue dar conta da demanda de ter redes sociais adequadamente atualizadas, não hesite em contratar profissionais para tomarem conta das redes. Além disso, monitore também os comentários e não relute em responder os insatisfeitos e as reclamações.

8. Ofereça um ótimo atendimento

A dica mais importante a ser seguida em uma estratégia de fidelização de clientes é a de ter, antes de qualquer outra ação, um atendimento de qualidade. Para isso:

  • Tenha a certeza de que todo e qualquer consumidor será em recebido em seu empreendimento e terá um atendimento de qualidade. Para isso, invista em uma equipe bem treinada, proativa e engajada;
  • Aposte na personalização e na humanização no contato com cada consumidor. Os clientes atuais não querem mais ser tratados como “mais um na multidão”;
  • Ofereça diversos itens para consumo imediato (ou o mais rápido possível) para garantir uma melhor experiência de compra para os seus clientes. Aliás, já considerou oferecer opções de food service na sua loja? Caso não saiba sobre o que se trata, confira o que é food service e como aplicar essa estratégia no supermercado?;
  • Ofereça ótimas condições de pagamento, aceite diversas bandeiras, verifique a possibilidade de trabalhar com a opção de self-checkout e, é claro, cobre preços condizentes com a qualidade do que é fornecido.

Lembre-se sempre que o objetivo do seu varejo é facilitar a vida do consumidor. Por isso, ao trabalhar com as estratégias de fidelização de clientes, esse deve ser o seu foco. E muito disso passa pelo atendimento de qualidade oferecido aos consumidores.

– Leia também: 5 dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente no supermercado

9. Faça um bom pós-venda

Não basta fechar uma venda, é necessário manter o padrão alto no pós-venda. Afinal, o seu objetivo é garantir que o consumidor volte para compras futuras.

Por isso, lembre-se de que, em alguns casos, o cliente vai retornar para fazer uma troca ou solicitar uma assistência. Nas duas situações, ele precisa ser muito bem atendido e se sentir respeitado e compreendido.

Ademais, quando for o caso, entregue as compras no prazo combinado, entre em contato para fortalecer o relacionamento com o cliente, garanta assistência e facilidade na troca, quando necessário.

Ou seja, cumpra todas as promessas que fez ao cliente para fechar a compra e mantenha o relacionamento vivo após a transação financeira.

É hora de colocar em prática as suas estratégias de fidelização de clientes!

Pois bem, essas são apenas algumas das muitas ações que devem ser feitas para gerar a satisfação necessária para fazer os clientes retornarem ao seu negócio. E então, que tal colocá-las em prática?

Por fim, mas não menos importante, se deseja saber ainda mais sobre o assunto e ter sucesso nas suas estratégias de fidelização de clientes, baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito e Comece a fidelizar clientes no varejo agora!

Comentários

  1. foi um bom conteudo abriu ,me fez enteder mas sobre os clientes e estrategias de fidelizacao

  2. Daniela Hendler disse:

    Obrigada, Caio! Que bom que você gostou do conteúdo!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]